As pilhas e baterias são fontes de energia utilizadas diariamente por nós e indispensável para o funcionamento de brinquedos, controle remotos, relógios e outros aparelhos portáteis.
Mas qual a forma correta de se descartar pilhas e baterias?
A principal questão desses materiais é em relação ao seu descarte. Quando ficam descarregadas, é usual que a maioria delas sejam jogadas no lixo comum, no lixo reciclável ou até mesmo no ambiente, podendo contaminar o meio ambiente e gerar danos a saúde humana.
Na composição desses materiais há metais pesados , como chumbo, mercúrio e cádmio, e quando descartados de forma errada as pilhas e baterias podem ser amassadas ou até mesmo estourar, fazendo com que os líquidos internos vazem. Essas substâncias são extremamente perigosas à saúde humana e podem contaminar o solo e o lençol freático e consequentemente prejudicar animais e vegetais, podendo até afetar o abastecimento de água.
Metais pesados não são degradados pela natureza e podem se acumular na cadeia alimentar. O contato direto ou indireto com essas substâncias pode causar varias doenças, por exemplo problemas nos rins e câncer.
Portanto, para descartar corretamente as pilhas e baterias primeiramente deve fazer a separação em casa em um recipiente, procurar o ponto de coleta mais próximo e despejar esses resíduos no coletor.
Conheça os Pontos para Descarte de Pilhas e Baterias: