Semana do Meio Ambiente – Emater e Prefeitura promovem Curso de Proteção e Recuperação de Nascentes

Publicado em 09/06/2022

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a Prefeitura de Campo Florido e a Emater promoveram um curso sobre técnicas e ações que ajudam na proteção e na recuperação de nascentes.

O curso, que reuniu diversas produtores e trabalhadores rurais campo-floridenses, serviu para mostrar que o cuidado com a preservação das nascentes é amplo e envolve todo o meio ambiente. Já que as nascentes fazem parte de um sistema ligado ao solo, ao clima, à vegetação e a outros elementos naturais.

Além disso, o técnico da Emater responsável por ministrar a o curso explicou que existem diversos fatores que contribuem para que uma nascente produza água. E deixou claro que quem não preserva esses recursos, pode passar por dificuldades com escassez de água, um problema que vem se tornando cada vez mais comum na nossa região.

Na oportunidade, o técnico da Emater fez questão de ressaltar que a responsabilidade com a preservação da água não é apenas do produtor rural, que, segundo ele, é um grande agente de produção e manutenção de recursos hídricos, mas de toda a população.

O curso de proteção e recuperação de nascentes foi realizado na propriedade do Sr. Élcio, e além de extenso bate-papo que contou com a participação de todos, também foram apresentadas na prática técnicas de proteção dessas nascentes.

O objetivo desse curso foi ajudar os produtores a preservar os recursos hídricos para que eles não venham a sofrer com a baixa produtividade e as percas financeiras causadas pela falta de água que tanto prejudicam o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.