Publicado em 15/12/2022

Após participação na pesquisa do sistema e-Prevenção do Tribunal de Contas da União (TCU), a Prefeitura Municipal de Campo Florido MG recebeu o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) como reconhecimento pelo cumprimento das recomendações de transparência exigidas.

Na avaliação realizada pelo TCU, a prefeitura obteve atestado de organização com índice aprimorado de mecanismos de combate à fraude e à corrupção.

A pesquisa, que verifica o nível de proteção das organizações contra atos de corrupção, é composta por uma série de questões, que necessitam comprovação através do envio de evidências. Ao fim do processo, o diagnóstico disponibilizado pelo TCU também constatou a adoção por parte da prefeitura de práticas necessárias para a redução de fragilidades e para o alcance do nível de segurança desejável nas tomadas de decisões.

Para o Prefeito Municipal Renato Soares de Freitas, a entrega do selo e a boa avaliação da prefeitura são resultados dos esforços dos servidores em assegurar o alinhamento aos referenciais de transparência do tribunal. “Continuaremos a pautar nossas ações pelo respeito aos princípios que regem a integridade na gestão pública, adotando medidas que garantam o alto nível de prevenção à corrupção “, afirma.

e-Prevenção – Lançado em abril, o sistema fornece auxílio para que gestores possam implantar práticas que fortaleçam a integridade da organização, oferecendo diagnóstico e um plano de ação específico para a adoção das medidas necessárias.

O e-Prevenção apoia a instituição de práticas de combate à fraude e à corrupção dentro das mais de 18 mil organizações federais, estaduais e municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. As ações são contempladas no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e adotadas internacionalmente.