Hino de Campo Florido
Voz
Instrumental
Letra
História do Hino
A história do Hino de Campo Florido é rica em fatos interessantes, mas infelizmente sem referencial bibliográfico registrado.
Escrito por Maria Aparecida Mesquita, relato em entrevistas com os professores aposentados, Neuza Castanheira Rocha e Eterno Simeão Borges.
A melodia da música é uma versão em marcha da canção folclórica “Adeus Sarita” – domínio público.
Atualmente nas atividades festivas e em momentos solenes do município o Hino de Campo Florido é sempre honrado em companhia do Hino Nacional Brasileiro. Sua execução é sempre realizada em abertura de sessões cívicas e ou eventos públicos diversos para a comunidade em geral.
Em diálogos e pesquisas realizadas nos anos de 2020/2021 com moradores antigos e alguns atuais da cidade; a seção de cultura registrou que o Hino de Campo Florido aproximadamente em 1965, era tocado toda sexta-feira nas escolas. Na década de 1970 tocou todos os dias na semana da pátria; início do mês de setembro que era também conhecida como semana da comunidade. O hino era escutado antes de iniciar as apresentações e palestras para a população, em conjunto com o Hino da Bandeira e o Hino Nacional Brasileiro.
Conforme previsto no parágrafo único do art. 2º da Lei Orgânica do município de Campo Florido/MG: “São Poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo. Parágrafo único. São símbolos do Município a bandeira, as armas e o hino, representativos de sua Cultura histórica.
Atualmente, o prefeito Renato Soares de Freitas, publicou a Lei nº 1.538 de 25 de maio de 2021, que “Dispõe sobre a oficialização do Hino Municipal de Campo Florido…”. Sendo assim, conforme artigo 4º, “Fica obrigatório à execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Oficial do Município nas escolas públicas da rede municipal e solenidades oficiais do município, em eventos cívicos e culturais.
Historiadora
Julie Beatriz Ferreira