Castração de Cães e Gatos



Descrição

Serviço de esterilização cirúrgica (castração) de cães e gatos, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Campo Florido.

Público-alvo

Cidadãos de Campo Florido.

Requisitos necessários

O cadastro para esterilização de cães e gatos deverá ser feito mediante preenchimento e envio deste formulário eletrônico. As solicitações serão avaliadas pela equipe responsável e, se aceitas, o solicitante deverá aguardar o contato da equipe da Seção de Vigilância Epidemiológica para agendamento. O prazo de espera poderá variar de acordo com a demanda. Cabe ao solicitante acompanhar o andamento de sua solicitação no site.

Critérios quanto ao solicitante

  • O solicitante deve ser maior de 18 anos e residir no município de Campo Florido/MG.
  • Cada solicitante tem direito de cadastrar o limite máximo de 3 (três) animais, sendo que à medida em que as cirurgias forem realizadas, novas vagas serão disponibilizadas para cadastramento;
  • É de inteira responsabilidade do solicitante informar corretamente 1 (um) ou 2 (dois) contatos telefônicos.
  • A cada solicitação é gerado um número de cadastro para controle interno, não correspondendo à ordem de atendimento ou agendamento.
  • As solicitações passam por uma triagem, podendo ser aprovadas ou não. É de responsabilidade do solicitante acompanhar o andamento da sua solicitação pelo site.
  • Após a aprovação do cadastro, o solicitante deverá aguardar o contato telefônico da Seção de Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, para fins de agendamento. Após 2 (duas) tentativas de contato sem sucesso, o cadastro será cancelado, podendo o solicitante realizar novo cadastro quando desejar.
  • No dia agendado para a cirurgia de esterilização, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência (IPTU, CEMIG, COPASA) em seu nome. Em caso de impossibilidade de comparecimento no dia agendado, o solicitante poderá designar um representante através de declaração escrita e assinada a ser apresentada a Seção de Vigilância Epidemiológica juntamente com os documentos supracitados, bem como um documento de identificação do representante;
  • Caso o solicitante possua Carteira Nacional de Saúde (CNS), que pode ser emitida em qualquer unidade de saúde, ou benefício do governo, é obrigatória a apresentação de documentação comprobatória no dia agendado para a cirurgia.
  • No dia agendado para a cirurgia de esterilização o solicitante deve chegar com 30 minutos de antecedência, sob pena de ter o atendimento cancelado.
  • No dia agendado para a cirurgia, o solicitante deve levar:
    1. No caso de cadela ou gata: cobertor, atadura crepom (faixa) nova e colar elisabetano ou macacão cirúrgico;
    2. No caso de cão: cobertor e colar elisabetano;
    3. No caso de gato: cobertor.
  • Em caso de ausência no dia agendado, sem aviso prévio, a solicitação será cancelada e o interessado só terá direito a realizar novo processo de cadastramento para cirurgia de esterilização do animal decorridos 6 (seis) meses contados a partir da data agendada.
  • Excepcionalmente, o Seção de Vigilância Epidemiológica poderá cancelar cirurgias agendadas, ocasião em que o solicitante será comunicado por telefone com até 24 horas de antecedência e o procedimento será remarcado.
  • A cirurgia de esterilização só será realizada mediante leitura, preenchimento e assinatura pelo solicitante do Termo de Autorização para Realização de Cirurgia.

Critérios quanto aos cães e gatos

  • Para serem submetidos à esterilização, os animais devem ter no mínimo 6 (seis) meses e no máximo 8 (oito) anos. A Seção de Vigilância Epidemiológica não realiza esterilização em animais idosos.
  • A Seção de Vigilância Epidemiológica não realiza esterilização em animais com lesões cutâneas, epilépticos, obesos, no cio (cadelas) ou em gestação avançada (gatas ou cadelas). Se a cadela estiver no cio, deve-se aguardar pelo menos 20 dias após o término do mesmo para realizar a esterilização. Em caso de gestação (gatas ou cadelas) recente, deve-se aguardar pelo menos 60 dias após o parto para realizar a esterilização.
  • Antes da cirurgia de esterilização, os animais poderão ser submetidos a exame clínico pelo médico veterinário da Seção de Vigilância Epidemiológica, podendo ser considerados inaptos para a cirurgia, caso sejam constatadas quaisquer alterações consideradas significativas e que impossibilitem a realização da cirurgia.
  • No caso de caninos, o solicitante pode apresentar exame recente (menos de 6 meses) de leishmaniose ou submeter o animal, na Seção de Vigilância Epidemiológica, ao teste rápido para Leishmaniose Visceral no dia agendado. Em caso de resultado negativo a cirurgia poderá ser realizada imediatamente. Em caso de resultado positivo, a cirurgia não poderá ser realizada imediatamente e o solicitante deverá aguardar o resultado do exame sorológico ELISA confirmatório para Leishmaniose Visceral.
  • Só serão esterilizados animais com exame positivo para Leishmaniose visceral ou que estejam em tratamento veterinário de qualquer tipo, mediante laudo de médico veterinário responsável pelo tratamento, autorizando a cirurgia de esterilização.
  • A Seção de Vigilância Epidemiológica não realiza exames de risco cirúrgico, sendo altamente recomendado que o solicitante o faça por conta própria.
  • Cães e gatos comunitários ou abandonados recolhidos pela Seção de Vigilância Epidemiológica são atendidos prioritariamente, assim como cães e gatos pertencentes a imóveis ou regiões do município onde seja constatada a necessidade de atendimento imediato, em face da superpopulação de animais, alto risco epidemiológico, calamidades e/ou outros casos específicos mediante avaliação do corpo técnico da Seção de Vigilância Epidemiológica.
  • Cães e gatos comunitários ou abandonados recolhidos por organizações da sociedade civil poderão ser atendidos segundo critérios específicos, objetivando a cooperação mútua, controle populacional ético, guarda responsável e/ou adoção dos animais, mediante celebração de convênios.
Etapas do processo
  • Realizar cadastro no animal no site;
  • Aprovação do e agendamento do procedimento;
  • Realização da castração.
Prazo para atendimento

O prazo de espera poderá variar de acordo com a demanda. Cabe ao solicitante acompanhar o andamento de sua solicitação no site.

Atendimento

Online: Este serviço pode ser solicitado via internet. Clique no botão “Cadastrar” na parte superior desta página.

Presencial: Centro de Especialidades – Rua Antônio Ferreira da Silva, 284 – Comendador Tercio Wanderley. (Segunda a sexta de 8h às 17h.)

Taxa

Isento.

Endereço de atendimento

Centro de Especialidades
Rua Antônio Ferreira da Silva, 284 – Comendador Tercio Wanderley.
(34) 3322-0270