Formatura da Turma Alfa da Guarda Mirim de Campo Florido celebra cidadania e futuro da juventude

Publicado em 03/07/2025

Na noite da última quarta-feira, 2 de julho, o Centro de Eventos Municipal Ilídia Cândida Ribeiro foi palco de uma cerimônia marcada por emoção e orgulho: a formatura da Turma Alfa da Guarda Mirim de Campo Florido. Ao todo, 32 jovens com idades entre 16 e 23 anos receberam seus certificados após meses de formação e dedicação ao programa.

Criado por meio da Lei Nº 1.743, de 10 de março de 2025, e vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o programa tem como foco a formação moral e social de adolescentes, com incentivo à frequência escolar, participação em atividades cívicas, socioculturais e educativas, além da preparação para o mercado de trabalho.

A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e autoridades municipais, entre elas o prefeito Alysson da Saúde acompanhado da primeira dama Fabiola Cristina Oliveira, vice-prefeito Thales D’Santi, com a esposa Maraine Lacerda, Presidente da Câmara de Vereadores Marcelinho do Itamar, vereadores Paulo Cesar Sabino da Silva e Carlos Alberto de Sousa Lima. Secretaria Municipal de Educação e Cultura Elisangela da Silva Santos, secretária de Municipal Assistência Social, Gabrielle Karen da Silva Pereira e o Coordenador Regional da Guarda Mirim Rafael Menezes.

 Em seu discurso, o prefeito municipal destacou a importância do projeto como política pública de transformação social, para os jovens campo-floridense
“Vocês, jovens, são o futuro de Campo Florido. Hoje, ao concluírem essa etapa, provam que com dedicação é possível transformar a realidade. Alguns de vocês serão convidados a trabalhar conosco na prefeitura. Continuem sendo exemplos de responsabilidade”, afirmou

A secretária de Assistência Social, Gabrielle Karen da Silva Pereira, também ressaltou o impacto do programa na formação cidadã dos jovens. “Esse programa é mais do que uma formação; é uma oportunidade para moldar jovens conscientes, que atuarão como multiplicadores do bem em nossa cidade”, declarou.

Além das aulas de cidadania, civismo, segurança pública e pessoal, os alunos participaram de ações educativas em escolas, empresas e no trânsito. O projeto é realizado em contraturno escolar e mantém parcerias com empresas locais para oportunidades de primeiro emprego.

A cerimônia teve início com a entrada dos formandos, conduzidos pelo coordenador disciplinar. A etapa mais aguardada foi a entrega dos certificados, feita individualmente pelas autoridades presentes. Os formandos Cauã de Paula Geraldo prestou homenagem, aos pais e aos coordenadores, representando o compromisso de todos com os valores da Guarda Mirim e Izabelle Cristina Silva Assunção fez a leitura de uma redação que simboliza o significado do Curso de Formação, representando todos formandos.

Também discursaram a coordenadora administrativa Karimme da Mata Fernandes e o inspetor militar da Guarda Mirim, sargento Wendell José da Silva, todos enfatizando o papel transformador do programa na vida dos jovens.

A cerimônia foi encerrada com uma homenagem feita por Ana Ruth Fernanda Silva Pontel, representando as mães dos formandos, e, em seguida, todos os presentes participaram de um jantar de confraternização.

A formatura da Turma Alfa representa não apenas a conclusão de um ciclo, mas o início de novas possibilidades para os jovens de Campo Florido — preparados para atuar com responsabilidade, ética e compromisso com a sociedade. Afirmou soldado Kleyton César Arquimedes de Oliveira, Inspetor Militar.